Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Resenha - Rafa (Nadal)

04 abril 2012



Eu e minha querida namorada (Pauline) nos encontrávamos em uma grande livraria no Barra Shopping na época de natal. O espírito natalino estava no ar e ela quis me dar um presente, no caso um livro. Depois de uma dúvida cruel me vi com o livro de título Rafa em minhas mãos.

Contada essa pequena história vamos ao que interessa. Devo dizer o que sabia da vida do Nadal (um dos meus esportistas preferidos) antes do livro. Sabia que ele é conhecido como um dos tenistas mais esforçados de todos (talvez o mais esforçado), sabia que ele é destro, mas joga tênis com a mão esquerda, apesar de não fazer mais nada com a mão esquerda e não muito mais que isso. Devo dizer que ler o livro me fez ver o Rafa Nadal que eu (e provavelmente a grande maioria do público) não conhecia, por mais clichê que isso possa parecer. Sinceramente eu já esperava que fosse algo motivador ler sobre alguém tão dedicado, mas nunca imaginei que pudesse ser tanto.

A estrutura do livro é bem interessante. Em um capítulo o próprio Nadal fala sobre sua vida e no seguinte o jornalista John Carlin fala meio que sobre o mesmo assunto. Eu me surpreendi ao perceber que os capítulos do próprio Nadal são bem maiores do que os do jornalista, mas depois pensei melhor e concluí que era o ponto de vista dele que importava, não o da mídia.

É impressionante ver os relatos da dedicação dele, mas o mais incrível são suas emoções diante dos momentos difíceis, principalmente quando ele narra o quanto chorou após perder para Federer em Wimbledon, já que sabia que poderia vencer. Isso é um ponto muito interessante que ele aborda. Quando o atleta vê a vitória tão perto e fica com "medo de vencer" e acaba perdendo a concentração. Já vi isso acontecer várias vezes em vários esportes diferentes (me lembro de ter sentido isso também, em escalas bem menores é claro) e ler o próprio Nadal falando que isso não só existe de verdade, mas que acontece com todo mundo é bem legal.

O que não é tão interessante são os termos técnicos do livro que não são explicados em canto nenhum. Como eu gosto de tênis não me senti incomodado, mas tenho certeza que muita gente vai se sentir (ou já se sentiu), já que o esporte não é lá muito popular por aqui. A editora poderia ter providenciado um pequeno glossário ou notas de rodapé, mesmo que por desencargo de consciência.

Basicamente o livro é isso, um relato bem completo desde a infância até os dias de hoje da vida do tenista, mas como ele ainda é bem novo o livro é relativamente pequeno, o que pode ser considerado uma vantagem até. Quem não assisti tênis vai sentir alguma dificuldade em certos pontos, mas ainda assim acho que vale pela mensagem de perseverança, esforço e dedicação. Sim sou fã do Nadal...

Estrelas: 3,8



0 comentários:

Postar um comentário