Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Resenha - O Temor do Sábio

07 março 2012




Quem diria que eu estaria fazendo minha segunda resenha tão cedo (eu não diria). Ainda melhor quem diria que seria sobre essa série que eu gosto tanto (eu diria)?

O segundo volume das crônicas do matador do rei chega com suas assustadoras 960 páginas (a primeira vez que eu vi na livraria falei pra Pauline "Isso só pode ser brincadeira."), mas com a mesma leitura fluida de antes. É incrível como acabou rápido. Senhor dos Anéis deve ter um  pouco mais ou um pouco menos que isso e eu precisei de quase um mês para terminar. Já O Temor do Sábio durou algo em torno de uma semana.

O título me deixou curioso, mas no fim se provou pouco interessante no meio da história toda, sendo somente uma citação simples e nada mais. Se você se esforçar um pouco talvez pesque no meio do livro as coisas que o sábio teme (o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil), mas mesmo assim não era o que eu esperava. Como sempre a expectativa se mostrou uma coisa que em nada ajuda...

Uma característica que já se via na série, mas fica muito mais evidente agora é que não temos uma aventura fechada (tipo Percy Jackson, Jogos Vorazes ou milhares de outros livros de aventura), mas sim a vida do nosso querido (ou não) Kvote. No primeiro livro ainda tivemos aquele final eu diria hollywoodano (para não dar muitos spoilers), mas esse livro nem mesmo isso. A parte mais longa do livro (se não me engano) é a aventura que o leva a conhecer Feluriana (não é spoiler porque isso é dito na sinopse da contracapa), mas mesmo assim quando você analisa o livro todo é muito mais um período de vida do protagonista lendário. Isso na verdade (a narrativa sem um objetivo tão definido) me agradou, mas não sei se todos irão gostar.

Outra coisa que aparece nesse livro e também tem na maioria das sagas grandes é a "expansão do universo". O autor acrescenta coisas que nem imaginaríamos existir no primeiro livro e algumas dessas coisas podemos dizer que são totalmente... surpreendentes. Como na série guerra dos tronos quando são acrescentadas novas culturas e personagens exóticos que você pensa: "Nossa de onde ele tirou isso?" É mais ou menos o que acontece com os mercenários Ademrianos nesse volume. Muitas e muitas tradições, conceitos, ideias e costumes são criados para enriquecer o povo e torná-los críveis. Bom devo dizer que eu embarquei nessa também.

No fim como eu disse é a vida dele que é contada e não temos nem mesmo um final "hollywoodano" como no primeiro, mas posso dizer que lembra o SW - Império Contra Ataca. Termina de um jeito estranho (com você se perguntando "ué mas já acabou? não tá faltando mais uns dois capítulos?"), mas que te deixa curioso para o que irá acontecer.

Pelo que sei serão apenas três livros (que são os dias dele contando a história), o que só me leva a crer que o terceiro volume será outro tijolo gigante. Gostei realmente apenas com a ressalva para o final do livro que pareceu ser em um ponto não tão bem escolhido (na minha opinião).

Nota: 4,1.

0 comentários:

Postar um comentário